Veja como adaptar sua casa para o trabalho e melhorar a produtividade e qualidade de vida

Veja como adaptar sua casa para o trabalho e melhorar a produtividade e qualidade de vida

Antes mesmo da pandemia de coronavírus, a arquiteta Fernanda Basso já percebia que, em média, 30% de seus clientes precisavam de um escritório eficiente em casa. Com o aumento do teletrabalho e tendo em vista uma série de mudanças por que o mercado deve passar nos próximos meses, prestar atenção nestes espaços tornou-se ainda mais necessário.

Para quem não quer gastar e precisa resolver problemas de bem-estar e concentração, a profissional dá dicas desde a arquitetura de interiores à técnica oriental do Feng Shui.

Posição da mesa

O ideal é que a vista seja para a sala ou para uma janela. Em último caso a mesa fica voltada para a parede. Tente não ficar de costas para uma porta. Evite ter obstáculos sobre a cabeça (prateleiras mais baixas, por exemplo) ou ao redor do espaço. Quanto mais fluido for o ambiente, mais tranquila será a sensação de estar nele.

Iluminação

A iluminação adequada também é imprescindível. Se possível, coloque um abajur ou sente-se em um local onde a luz ambiente não faça sombra na mesa. Cuide também para que lâmpadas ou excesso de luz natural de uma janela não ofusque o olhar. 

A iluminação deve ser funcional nos ambientes e também criar estímulos. Quando mais forte e clara, nos deixa mais ativos (yang), enquanto uma proposta mais fraca e escura, tipo penumbra, nos deixa mais relaxados e até mesmo sonolentos (yin).

Cor

A cor do ano de 2020, eleita pelas principais marcas que ditam tendências e comportamentos, é o azul em um matiz profundo e levemente apagado, o que remete a sentimentos de calma e tranquilidade. Cuide apenas para não exagerar no tom, pois, em excesso, pode levar a uma sensação de monotonia e tristeza.

Ergonomia

No formato mais convencional de trabalho, a mesa para se trabalhar pode ser a de jantar ou a bancada americana da cozinha. O importante é ter um bom espaço livre e visualmente limpo, para evitar muitas distrações durante o trabalho e facilitar a concentração. Em relação às cadeiras, dê preferência aos modelos com espaldar alto – e para manter a altura do assento, invista em almofadas.

Plantas

Para complementar e dar uma levantada no astral, ter flores ou plantas naturais por perto sempre é bom, pois, além de trazer mais vida, também ajudam a ter maior qualidade do ar. No Feng Shui, elas se relacionam a estudo, criatividade e crescimento.

Fonte: GauchaZH