Sono, qualidade de vida e saúde!

Sono, qualidade de vida e saúde!

Para que serve o sono? Que é mais importante: comer, beber água, fazer atividade física ou dormir? Que acontece enquanto dormimos? E quando dormimos pouco? É possível melhorar a qualidade do sono?

Não é tão fácil definir sono, por isso, optamos por fazê-lo de modo simples: sono é o estado fisiológico cíclico e transitório, que se alterna com a vigília. Se estar acordado é satisfatório para aproveita os prazeres da vida, tais como, comer, beber, dançar, viajar, ler, pescar, brincar, festar; da mesma maneira é importante dormir para fortalecer o sistema imunológico, liberar hormônios dentre eles o de crescimento para as crianças e neurotransmissores.

Por outro lado, a falta de sono ou um sono de má qualidade poderá ter como consequência estresse, ansiedade, agressividade, hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, redução da concentração, acidentes de trânsito e até depressão.

Sabe-se que as preocupações do dia-a-dia, os problemas relacionados ao ambiente do trabalho, ao desemprego, às questões financeiras, afetivas e sociais, podem causar insônia situacionais ou crônicas e provocar inúmeros distúrbios.

Como se observa o sono é tão importante quanto todas as demais necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais. A boa notícia é que sempre é possível melhorar a qualidade do sono e ter uma boa qualidade de vida.

Para isso basta praticar exercícios físicos, manter uma alimentação moderada e equilibrada, deitar em uma cama confortável, mas ainda evitar o tabaco, o álcool e as bebidas com cafeína (café, chá preto, coca-cola, etc) ao anoitecer.

Quando já estiver deitado pronto para dormir é importante: manter uma temperatura adequada, com pouca luz e mínimo de ruído; evitar assistir televisão ou alimentar-se na cama; evitar jogos eletrônicos e redes sociais; e não levar preocupações para a cama.

Por fim, manter-se bem fisicamente, psicologicamente, socialmente e espiritualmente, poderá evitar distúrbios e melhorar a qualidade de vida!!! A propósito, boa noite e bom sono e viva o dia mundial do sono que comemorado em 15 de Março de 2019.

Fonte: Folha da Região