Presidente da OAB Prev GO/TO participa de reunião na Abrapp em São Paulo

Presidente da OAB Prev GO/TO participa de reunião na Abrapp em São Paulo


A presidente da OABPrev GO/TO, Dra Keila Cristina, esteve ontem (27) em São Paulo, onde participou da Reunião do Comitê de Previdência Associativa, promovida pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Em pauta, a criação do PreviSonho, o Plano Setorial Familiar e o CNPJ por Plano.


O PreviSonho é um plano de contribuição definida, caracterizado especialmente pelo fato de permitir um benefício temporário, que contempla a possibilidade de renda ou resgate antecipados, sem perda do vínculo previdenciário. O PreviSonho foi pensado como alternativa às pessoas que muitas vezes saem dos planos de previdência complementar fechada, perdendo a proteção oferecida pela entidade, movidas por necessidades diversas, como problemas financeiros, por exemplo, e veem única alternativa resgatar aquela poupança que ainda está em consolidação. Com o PreviSonho é possivel reter esse participante, mesmo quando ele precisar antecipar algum valor de sua conta, pois o plano incentiva a formação de reserva, ainda que mais curta, quando houver necessidade de um benefício temporário.


O Fundo Setorial Familiar, por sua vez, possibilita a cada entidade associada da Abrapp não só auferir ganhos de imagem com a extensão dos benefícios ao núcleo familiar daquele que já é associado, como também através do crescimento do contingente de participantes ganhar escala e, portanto, maior conforto em face da pressão das despesas.


Ainda durante a reunião, os participantes foram informados que o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou por unanimidade a proposta do registro de CNPJ por Plano. De acordo com a Abrapp, o CNPJ por Plano é um novo marco histórico para o sistema. A aprovação da proposta fecha um movimento que começou com o Fundo Setorial, a publicação do regulamento do PrevSonho pela Previc e agora o CNPJ. “A meu ver, são grandes instrumentos alavancadores do desenvolvimento da Previdência Complementar Fechada, que deve ocorrer nos próximos meses”, comenta Devanir Silva, superintendente geral da Abrapp.