
16 maio Passo muitas horas sentado. Como prevenir problemas na coluna?
Quem passa horas a fio sentado sente no fim do dia aquela dorzinha que incomoda bastante nas costas. Você sabe do que estamos falando, não é mesmo?
Quando ficamos muito tempo sentados, mantemos a mesma postura e, assim, sobrecarregamos o disco intervertebral na coluna. Esse ato pode causar ou facilitar o surgimento precoce de problemas cardiovasculares, obesidade, depressão e, até, morte precoce.
Ao longo do dia, vamos nos acostumamos a ficar em posturas que podem acarretar em dores pelo corpo, especialmente se utilizamos o computador enquanto estamos sentados. Com a rotina de trabalhar durante muito tempo na mesma posição, unida ao fator sedentarismo, a musculatura que estabiliza a coluna, principalmente a dos músculos do abdômen e a da lombar, fica relaxada e enfraquecida – pressionando excessivamente a coluna e trazendo dor.
Além da dor, quando estamos sentados gastamos menos energia, facilitando o acúmulo de peso e a ocorrência de doenças relacionadas a ele: diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
Veja como minimizar os efeitos das dores na coluna:
Escolha uma cadeira adequada
Verifique se a cadeira possui proporções adequadas ao seu corpo. O encosto precisa dar estabilidade e ficar levemente inclinado para trás. Isso dará um apoio à lombar, corrigindo a postura sentada e reduzindo a fadiga muscular.
Certifique-se da firmeza do assento
O assento precisa ser firme e profundo o suficiente para suportar as nossas coxas e ter apoio para os antebraços. Dê preferência a cadeiras que tenham as bordas do assento arredondadas.
Atente-se à altura do assento
O ideal é que a altura do assento seja aquela em que a pessoa consegue permanecer com o ângulo reto nas articulações dos joelhos e tornozelos. Para quem tem baixa estatura e não consegue encostar os pés no chão, é indispensável o uso de um apoio, já que manterá a postura correta.
Ajuste o suporte lombar
O apoio para lombar pode recuperar as dores causadas pela lordose e reduzir a fadiga muscular, uma vez que a coluna estará anatomicamente confortável. É importante experimentar diferentes posições até encontrar a que mais se adapta ao seu corpo.
E como devemos nos levantar?
Se você tem a tendência de levantar-se com a cabeça encolhida nos ombros e no pescoço, saiba que você está comprimindo os discos vertebrais e pode desenvolver uma hérnia de disco. O correto é inclinar o corpo para frente, sem forçar os músculos do pescoço e das costas, esticando os joelhos, alinhando cabeça e tronco para frente e para cima – até ficar totalmente de pé.
Quer ver outros conteúdos como este? Acesse o portal de educação financeira e previdenciária da OABPrev GO/TO, o Futuro em Dia!