Para você, o que é ser rico de verdade?

Para você, o que é ser rico de verdade?

ntes de começarmos a falar de riqueza, é primordial entendermos o seu conceito, já que existem diferentes percepções e, claro, valores individuais. Diversas vezes associamos riqueza ao extraordinário montante de dinheiro, ou muitos patrimônios, e à possibilidade de se comprar tudo o que deseja. Para muitos, a riqueza está ligada ao tempo para se desfrutar a vida com saúde, amigos e familiares.

Consolidando os dois pensamentos, percebemos que o primeiro passo para se tornar uma pessoa rica é compreender como o seu dinheiro tem sido utilizado. Comece se perguntando como você tem gastado e como tem investido. Para facilitar sua corrida ao ranking de milionários, convidamos você para conferir nossas 6 dicas:

1.Quite suas dívidas antigas antes de começar um investimento.

2.Defina metas, aponte os seus objetivos e persiga-os.

3.Desprenda-se do consumismo e evite novo endividamento.

4.Construa sua riqueza trabalhando para alguém.

5.Invista seu dinheiro em rendas passivas (aluguéis, ações, sociedades, etc.)

6.Faça bom uso do seu dinheiro.

Se você compreendeu que para ser rico de verdade é preciso dedicação, você está no caminho certo!

Como faço para ser rico agora?

Desenvolver a sua inteligência financeira é um exercício gradativo e é necessário, principalmente, recondicionar os seus ganhos e gastos. O autor da série Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki, aborda de maneira clara sobre como adquirir independência nas finanças e enfrentar problemas comuns do cotidiano. Ensina como preparar-se e preparar os seus filhos para se tornarem verdadeiros geradores ativos de renda. Um best-seller que pode levar você para o caminho do controle e da consolidação financeira.

Para ser um milionário e acumular riquezas, é preciso além do esforço, coragem e muito conhecimento. Pessoas que hoje são consideradas as mais ricas do mundo são aquelas que conquistaram sozinhas as suas fortunas, as chamadas self-made. Elas entendem que o dinheiro é consequência da luta, de ir em busca dos sonhos, e isso as fazem alcançar a independência financeira com muito mais facilidade do que as demais.

Dinheiro não cai do céu!

Procrastinação é uma grande inimiga na vida de quem quer se livrar do aperto. Aquela velha frase “depois eu faço” pode fazer com que perca tempo e, claro, dinheiro. Ter o hábito de procrastinar pode adiar o seu investimento, adiando também um futuro mais tranquilo, no que diz respeito à renda complementar na aposentadoria. Dispor da tão sonhada prosperidade financeira, é saber reservar suas finanças agora para garantir uma velhice mais tranquila.

O esforço e a dedicação darão o impulso necessário para se ter mais liberdade nas decisões no futuro.

Portanto, livre-se do costume de protelar as coisas que demandam urgência, pois quanto antes iniciar um processo de aplicação, por exemplo, maior poderá ser sua rentabilidade. Tenha comprometimento com os seus objetivos!

Dinheiro X felicidade

Será que dinheiro traz realmente a felicidade?

As respostas são diversas para esse questionamento, mas devemos ponderar alguns pontos relevantes. Uma pessoa verdadeiramente rica não é aquela que trabalha horas e mais horas, mas sim aquela que pode compartilhar seu tempo com a família e os amigos, adquirir bagagem cultural em uma viagem e obter abundância espiritual.

Imagine adquirir astronômicas riquezas e não ver seus filhos crescerem…

O rico de verdade consegue equilibrar as finanças, fazer o que gosta e ter tempo para si.

Quer ver outros conteúdos como este? Acesse o portal de educação financeira e previdenciária da OABPrev GO/TO, o Futuro em Dia!