Longas jornadas sentado afetam qualidade de vida

Longas jornadas sentado afetam qualidade de vida

O uso do trabalho manual vem sendo reduzido drasticamente com os avanços tecnológicos. Em centros urbanos, grande parcela da população já passa a maior parte do dia sentada em frente a um computador, realizando diversas tarefas ao mesmo tempo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Get Britain Standing, enquanto estão no escritório, 45% das mulheres e 37% dos homens ficam em pé menos de 30 minutos por dia, o que além de provocar sonolência e fadiga, aumenta os riscos de desenvolver doenças como depressão, lombalgia, problemas nos órgãos, triglicérides alta e até mesmo queda na libido.

Devido muitas vezes ser quase impossível não trabalhar sentado, preocupar-se em sentar-se corretamente e adotar medidas que reduzam esses impactos podem ajudar a prevenir problemas e melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Veja algumas dicas fundamentais para manter uma postura correta e escolher a cadeira ideal. Confira:

1. Não curve sua postura

É necessário evitar de qualquer maneira uma postura curvada e sempre manter os ombros para trás. Além de provocar distensões no ombro e pescoço, esse tipo de posição pode reprimir os órgãos e atrapalhar o funcionamento do corpo.

2. Monitor na altura dos olhos

A cabeça humana pesa em média 5kg, mas quando inclinada, o peso pode chegar a 35kg, deixando o pescoço sobrecarregado e suscetível a uma distensão. Por isso, é fundamental utilizar cadeiras que regulem a altura e posicionar o monitor na elevação dos olhos, para manter o membro relaxado.

3. Joelhos alinhados com o quadril

Ajuste sua cadeira de maneira que seu joelho fique no mesmo nível do quadril, uma cadeira muito baixa pode provocar uma postura curvada e forçar os membros superiores.

4. Coluna lombar e cervical apoiadas nas cadeiras

Boas cadeiras de escritório devem possuir apoio com uma pequena saliência na região da coluna lombar, para apoiá-la de ambos os lados e facilitar uma posição ereta e mais confortável. 

5. Movimente-se

Faça algumas pausas durante o expediente, ir ao banheiro ou pegar um café já contribuem para uma sensação de conforto. Se possível, faça isso a cada 1 hora.

Fonte: Meio Norte