Em tempo de quarentena, veja dicas para manter a produtividade no home office

Em tempo de quarentena, veja dicas para manter a produtividade no home office

Com o avanço da nova pandemia do coronavírus, muitas empresas têm buscado soluções para manter o funcionamento sem deixar de seguir as medidas restritivas do governo brasileiro quanto às aglomerações e distanciamento social. Como alternativa, se destaca o home office. Para Celson Hupfer, CEO da Conneckt, “essa prática pode significar menos estresse e maior disposição”. Entretanto, é preciso de disciplina para garantir a produtividade das suas tarefas laborais.

“A internet hoje é uma ferramenta que veio para facilitar o fluxo de trabalho e a qualidade dele. Já existem estudos que comprovam a eficácia do home office, quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe”, explica Celson.

Faça um home office organizado

Para ajudar os profissionais a manterem a produtividade em casa, o especialista separou nove dicas simples de serem postas em prática. Conheça:

1. Estabeleça horários: crie um cronograma diário com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia. Isso vai ajudar seu corpo a funcionar de forma como se estivesse na empresa.

2. Crie uma rotina: ao levantar, tire o pijama e se arrume como se estivesse em seu local de trabalho. Reproduzir a ambientação e hábitos, mesmo que de forma flexível, ajuda a espantar a preguiça.

3. Defina um local de trabalho: outra dica importante é sair da cama e preparar seu ambiente de trabalho. Fique atento a sua postura para não afetar a coluna, e ao espaço que escolherá para desempenhar as atividades, porque o local pode interferir diretamente na sua produtividade.

4. Atenção à qualidade de vida: em casa, é comum que o colaborador fique imerso nas atividades, sem pausa. Mas é importante reservar momentos ao longo do dia para tomar água, levantar da mesa e caminhar pela casa para manter a saúde e a qualidade de vida.

5. Não se distraia: desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso, como o horário do almoço. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações que podem tirar o seu foco.

6. Mantenha o calendário de reuniões: continue realizando as reuniões agendadas na semana. Neste momento, as conferências e aplicativos como Skype e Hangout são ferramentas bastante úteis. “Normalmente, as reuniões presenciais podem ser mantidas mesmo em um regime de home office. Porém, com a recomendação de evitar aglomerações, a solução é importante para evitar a propagação do vírus”, recomenda Celson.

7. Foque no trabalho em equipe: combine reuniões ou conversas sobre o andamento do trabalho entre os integrantes da equipe, seja com um colega que te auxilia ou com seu gestor. Isso permitirá que as atividades permaneçam alinhadas com as estratégias do período.

8. Faça uma lista de tarefas: outra prática que pode ajudar neste momento é listar as tarefas do dia. Isso manterá sua determinação e foco em cumprir cada um dos itens.

9. Peça a colaboração das pessoas que moram com você: para quem mora junto dos pais, amigos ou filhos, é importante falar sobre este período. É comum que algumas pessoas não entendam como o home office funciona, por isso é fundamental que converse sobre isso com as pessoas de casa para que evitem pedir favores ou simplesmente conversar em momentos indevidos.

Fonte: JC