Conheça a importância e os benefícios da Fisioterapia do Trabalho

Fisioterapia do Trabalho tem como foco o bem-estar, a qualidade de vida e melhoria da saúde do trabalhador. Esses pontos refletem e influem em todas as áreas e hierarquias do ambiente do trabalho, desde o profissional atuante na produção até aquele que trabalha na alta administração. Para algumas pessoas, o ambiente de trabalho acaba sendo um local de pouco conforto e muito desgaste emocional e físico, o que pode ocasionar problemas físicos e mentais aos trabalhadores e prejudicar a vida pessoal e profissional.
Nesse contexto, observa-se cada vez mais a participação do Fisioterapeuta do Trabalho junto à equipe de saúde do trabalhador. Este profissional é responsável pela análise do ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos profissionais, resolvendo questões de ergonomia, implantando programas de cinesioterapia laboral, além de questões judiciais relacionadas ao LER/DORT. Esse acompanhamento promove o rendimento e produtividade dos profissionais dentro da empresa, além do bem estar físico e social fora dela.

Técnicas utilizadas na Fisioterapia do Trabalho

Existem diversas técnicas para a realização da Fisioterapia no ambiente do trabalho, que podem variar de acordo com a situação em que o funcionário se encontra, se trabalha muito tempo em pé ou fica mais tempo sentado, dentre outros fatores. Atualmente, existem muitas técnicas que são utilizadas e a cada dia surge uma nova modalidade, com o objetivo de melhorar a produtividade na empresa, o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador. Confira algumas:
Ergonomia: estuda a relação entre o funcionário, o seu trabalho, equipamentos e o ambiente, e a solução dos problemas que surgem. Dessa forma, são investigados os aspectos ambientais (qualidade do ar, temperatura, vibração, luminosidade, ruído), aspectos organizacionais (divisão do trabalho, ritmo de trabalho, turnos de trabalho, número e duração de pausas), e aspectos técnicos (máquinas, mobiliário, layout).

Ginástica Laboral: realização de atividades físicas de curta duração realizadas no ambiente de trabalho. Trata-se de exercícios preventivos de preparação, compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias dos funcionários.

Exames periódicos: tem como objetivo avaliação, prevenção e controle da saúde do funcionário, mantendo sempre um acompanhamento geral.
Exames admissionais e demissionais: desenvolvidos através de avaliações para o posto de trabalho e laudos específicos. Assim, os exames são realizados antes do empregado ingressar em determinada empresa e quando ele sai da empresa, visando saber se tinha problemas de saúde ou se adquiriu algum durante a sua permanência na empresa.

Fonte: Educa Mais Brasil