5 dicas de ouro para quem pretende se aposentar cedo

5 dicas de ouro para quem pretende se aposentar cedo

Muita gente alimenta o sonho de se aposentar cedo, mas o caminho para cumprir essa meta não é nada fácil. Guardar dinheiro, ter disciplina com os gastos mensais e (principalmente) investir. Essa pode ser considerada uma tríade de ouro para quem pretende pendurar as chuteiras antes da maioria da população.

reforma da Previdênciaque está a um passo de ser aprovada pelo Congresso Nacional, trará algumas mudanças importantes no regime de aposentadoria, mas isso não significa que você deva abandonar as suas próprias metas.

O site Business Insider separou algumas dicas que todo mundo pode colocar em prática no dia-a-dia para parar de trabalhar antes do tempo. Confira:PUBLICIDADE

1. Defina números e prazos

Planejamento é a palavra de ordem quando se pensa em aposentadoria. Logo você deve ter em mente números e prazos para que seu plano de ação realmente funcione. Calcule em quanto tempo você pretende se aposentar e quanto vai precisar economizar até la para viver bem.

Claro que essa missão não é fácil. Afinal, estamos no Brasil e nosso mercado certamente viverá turbulências até o dia de você se aposentar. Nesses casos, buscar uma calculadora financeira ou até mesmo um planejador pode ser uma alternativa.

E aqui vai uma dica: muita gente acha que precisa se aposentar com o salário que recebe enquanto trabalha. Não necessariamente. A menos que esse seja seu plano, você pode optar por uma renda que te permita apenas uma vida sem precisar trabalhar – o popular “viver de renda”.

2. Gaste o quanto você ganha

Dinheiro (ainda) não dá em árvore, e a fonte de sua aposentadoria terá que vir do seu salário. Pensando nisso, é importante ressaltar que as riquezas a longo prazo não aparecem se você gastar mais do que ganha. Quando se pensa em aposentar antes do tempo, é fundamental colocar em mente que você precisará ter um custo de vida abaixo do potencial.

Para isso, a Business Insider indica o foco na redução das maiores despesas, que provavelmente são moradia, transporte e alimentação. Uma boa gestão desses custos pode contribuir bastante para aumentar sua economia mensal.PUBLICIDADE

3. Alavanque sua receita

Manter gastos sob controle é importante, mas não resolve tudo. Uma dica interessante para ampliar as economias é colocar mais dinheiro na balança. E aqui vale desde investimentos em imóveis para gerar renda extra com aluguel até abrir um negócio paralelo ao trabalho, que traga uma boa receita no fim do mês.

4. Invista o dinheiro que sobra

Ok, você já aumentou as receitas e equalizou suas despesas. Mas o que fazer com o dinheiro que sobra dessa conta? O passo mais indicado sem dúvidas é colocá-lo de alguma forma no mercado financeiro, seja através de renda fixa (como títulos públicos) ou renda variável (como ações e criptomoedas).

O Business Insider cita que muitos jovens aposentados se apegam ao investimento favorito do bilionário Warren Buffett: os fundos de índice com baixo custo. Há também outra estratégia: a “buy and hold”, que você pode conferir nesta matéria.

5. Tenha um backup

Não importa o quão infalível pareça seu plano de aposentadoria, ele pode dar errado. É justamente para esses casos que você precisa ter um plano B na manga. E aqui vale de tudo: de disposição a voltar a trabalhar até “gordura financeira” para queimar em tempos de crise. Sempre pense no pior cenário possível e nada vai te surpreender.

Fonte: Seu dinheiro