
20 maio 3 dicas de ouro para respeitar seu horário de trabalho em tempos de home office
Trabalhar de casa exige estar conectado. Mas se todos estão em home office, é difícil dizer quem está ou não “no escritório” e, estando todos isolados, é muito fácil tornar-se viciado em estar conectado o tempo todo. Sem a divisão do espaço, é preciso tomar mais cuidados para criar limites entre sua vida pessoal e a profissional. Caso contrário, sua saúde mental vai para o espaço.
Se você está lutando para encontrar esse equilíbrio, aqui vão algumas idéias sobre como gerenciar melhor sua conectividade estabelecendo seus próprios termos.
1. Programe momentos de desconexão
Estar conectado é uma escolha, assim como estar desconectado. A solução mais fácil para assumir o controle é estabelecer horários todos os dias em que você vai se desconectar.
Hora de dormir: desligue ou silencie todos os dispositivos eletrônicos quando for dormir. Quem tentar ligar ou enviar mensagens no meio da noite vai entender que pode esperar.
Hora de concentrar: decida qual é a sua prioridade do dia. A partir daí, reserve um tempo para trabalhar nessa tarefa, também desconectado. Se for algo online, desative notificações de email, mensagens e o telefone durante esse período.
Hora para mim: reserve três vezes por dia – uma vez pela manhã, outra ao meio-dia e outra vez antes de dormir. E em cada uma tente fazer algo só para você: exercícios, meditação, ouvir música, assistir TV, ler um livro. A ideia é relaxar mesmo, não trocar uma preocupação por outra.
2. Pense mais, reaja menos
Estudos sugerem que são necessários 23 minutos para retomar sua atenção a alguma tarefa depois de receber uma notificação ou ligação.
É você que deve controlar quando e como se comunica. O segredo é tentar responder nos seus próprios termos.
Mensagens: quando alguém escreve, você não é sempre obrigado a interromper o que está fazendo e responder. Ligue para a pessoa se for algo urgente ou se vocês estiverem resolvendo algum problema juntos.
Telefone: você não precisa atender toda ligação. Se algo for importante, ela virá acompanhada de algumas mensagens. E aí você volta a sua zona de controle.
Reuniões: reuniões sempre funcionam, desde que bem organizadas. Se você for chefe, experimente cancelar todas as suas reuniões e veja o que acontece com a produtividade da sua equipe. Depois, volte pouco a pouco com elas, concentrando-se nas que resolvem um problema importante.
3. Pare de tentar ser multitarefa
O estado de multitarefa cria uma situação em que sua mente gasta tempo e energia alternando entre problemas, forçando você a se conectar, reconectar e, finalmente, limitando sua capacidade de pensar produtivamente.
Quando pensamos que somos multitarefa, na maioria das vezes não estamos realmente fazendo duas coisas ao mesmo tempo – mas, em vez disso, rápidas e sucessivas ações individuais. Alternar repetidamente entre projetos pode fazer com que nenhum seja realizado e prejudicar nossa capacidade de funcionar.
Focar em um de cada vez, dedicando um tempo desconectado a eles, garante que tudo seja feito dentro do seu horário de trabalho.
Fonte: Yahoo