Reforma da Previdência: você vai precisar trabalhar mais tempo para se aposentar?

Reforma da Previdência: você vai precisar trabalhar mais tempo para se aposentar?

Então, confira 7 dicas da master coach Sabrina Mendonça, especialista em finanças, lucratividade e produtividade, para se organizar e se aposentar bem

O Brasil vive momentos de expectativa em torno da aprovação da nova Reforma da Previdência. Uma mudança importante que tem por objetivo melhorar o controle de gastos do governo. Essa é uma boa oportunidade também para você ajustar as suas contas, começar a planejar o seu futuro e buscar maneiras de viabilizar uma aposentadoria mais tranquila.

O primeiro passo é ficar atento às principais mudanças propostas. Entre elas, o pedágio de 100% para as aposentadorias atuais, no qual o trabalhador da iniciativa pública e privada, que estiver a três anos de aposentar-se pelas regras atuais, terá de trabalhar seis anos, desde que tenha pelo menos 60 anos (homens) e 57 anos (mulheres) e 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos (mulher). Ou seja, quem for impactado por essa regra de transição terá de trabalhar mais, e isso exigirá organização e planejamento financeiro.

Para Sabrina Mendonça, master coach e trainer da SBCoaching, especialista em lucratividade, finanças e produtividade, o contribuinte precisa entender primeiramente que: planejamento financeiro começa pela capacidade de entender um determinado cenário e, a partir dele, montar um plano de ação que seja objetivo e factível de ser executado. “O maior desafio não é o pedágio em si, mas sim a nossa incapacidade de montar um plano financeiro que dependa apenas do nosso esforço”, explica a Master Coach.

Como se preparar, então, para as mudanças que estão por vir? Sabrina Mendonça dá 7 dicas:

Faça um orçamento real de quanto você vai precisar, por mês, na sua vida de aposentado. Muitas pessoas calculam seu custo de vida pelo dia de hoje, esquecendo que, em 5 ou 10 anos, o cenário muda. Filhos se formam, imóveis são quitados e a preocupação precisa ser real. Então, a pergunta é: qual será o seu custo quando se aposentar?

Com o número real traçado do quanto você necessita para ter uma vida digna na aposentadoria, busque uma calculadora e veja qual exatamente é o valor que você precisa investir para a geração dessa renda. É essencial fazer essa análise, uma vez que contamos com o fator tempo e os juros compostos (aquele nos quais os juros do mês são incorporados ao capital) a nosso favor. Muitos, na ansiedade de saber quanto precisam guardar por mês, esquecem da mágica dos juros compostos e do tempo, fazendo com que a pessoa ache que é um objetivo impossível de ser realizado.

Organize seu orçamento atual: Como estão suas contas hoje? Qual o seu gasto mensal? Tem dívidas? Se sim, qual o valor total delas? Monte um plano de ação factível para quitação.

Especifique seu objetivo tendo a clareza do valor a ser investido mensalmente para chegar à sua aposentadoria. Veja se está mensurável, atingível, relevante e temporal. Um objetivo claro é o primeiro caminho para direcionar novas e importantes ações, caso contrário, dificilmente você entrará em ação e alcançará êxito.

Analise oportunidades de novas fontes de renda. Além do seu salário atual, pense: o que mais posso fazer para conseguir um dinheiro extra e, assim, potencializar meus investimentos?

Contrate uma previdência privada: essa é a primeira reforma da previdência, mas não quer dizer que não existirão outras. Pare de ser pego de surpresa!

Estude mais sobre educação financeira: hoje, há excelentes canais no YouTube sobre o assunto, por exemplo. Após a educação financeira, aprenda a inteligência financeira, com isso você poderá estruturar um planejamento financeiro e, aí sim, investir racionalmente sem depender do governo.

“Assuma o controle da sua vida, das suas finanças, da sua aposentadoria e comece já!”, aconselha a master coach.

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica. Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 250 unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em cera de 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de microfranquias. Com mais de 35 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis. Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.

fONTE: SEGS