10 dicas matadoras para fugir das dívidas pós Carnaval

10 dicas matadoras para fugir das dívidas pós Carnaval

O ideal sempre é se planejar. Contudo, se não foi possível começar o ano de 2019 com as finanças pessoais em dia, e se novas dívidas surgiram inesperadamente, é hora de tomar uma atitude. Afinal, o ano de 2019 começa de fato neste momento, depois das festas de Carnaval. Pensando nisso, elencamos aqui neste artigo 10 dicas para fugir das dívidas pós Carnaval e começar o ano com o pé direito.

Se você está no vermelho, nem tudo está perdido. Primeiramente, é necessário fazer as contas e calcular de quanto a sua família dispõe mensalmente, negociar eventuais dívidas pendentes e fazer até um empréstimo consignado para se livrar dos juros do cartão de crédito e do cheque especial.

10 dicas matadoras para fugir das dívidas pós Carnaval

1) Analise as suas finanças.

Verifique os seus rendimentos líquidos e as despesas fixas mensais. Você pode usar uma simples folha de papel ou uma planilha de Excel para isso.

2) Projete a sua reserva de emergência imediatamente

Comece a economizar um pouco das suas economias todos os meses priorizando um valor que cubra as suas despesas por pelo menos três meses para quem possui uma atividade remunerada fixa, ou seis meses caso seja autônomo.

3) Defina as prioridades.

Ou seja, todas as contas que não podem ser atrasadas, como contas básicas – luz, água, telefone e aluguel. Verifique se possui gastos desnecessários como TV a cabo, telefone fixo, entre outros, que possam ser reduzidos.

4) Estabeleça metas

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Importante ressaltar que sempre dentro das suas possibilidades.

5) Crie uma renda extra.

Dependendo do tamanho da sua dívida, compromissos e metas, talvez seja necessário criar estratégias para conseguir aumentar a renda da família, equilibrar o orçamento e fazer investimentos, obviamente.

6) Evite novas dívidas

Evite criar novas dívidas, pois neste momento é importante recuperar as suas finanças, e não entrar em uma verdadeira bola de neve.

7) Mude seus hábitos

Pense na troca de produtos e serviços para economizar. Muitas vezes é possível trocar a operadora de celular ou a TV por assinatura, conseguindo descontos em uma eventual migração. Isso é possível fazer desde que você tenha a visão da situação financeira familiar.

8) Reduza juros de empréstimos

Uma possibilidade é utilizar a portabilidade de crédito. Se você possui um empréstimo pessoal, procure uma outra instituição financeira que cobre menos juros. Com isso, você pode vender a sua dívida para outro banco e conseguir parcelas menores.

9) Faça um empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma boa opção para trocar os juros que você está pagando no cartão de crédito ou no cheque especial por uma dívidas com menor taxa de juros. É possível conseguir taxas de juros próximas a 1% ao mês e fugir das dívidas pós Carnaval. A fintech bxblue faz empréstimos consignados inclusive para negativados, sem consulta ao SPC e Serasa. Para isso, basta fazer um cadastro no site.

10) Faça um empréstimo com garantia

Se você não pode fazer um empréstimo consignado e quer fugir das dívidas pós Carnaval, uma possibilidade é fazer um empréstimo com garantia de imóvel ou com garantia de veículo, ou até mesmo um crédito pessoal. Uma dica é a fintech Bom Pra Crédito, que conecta você a mais de 30 instituições financeiras, e você pode decidir com qual delas fazer um empréstimo nessa modalidade. É necessário fazer um cadastro no site.

Fonte: Seu Crédito Digital